Imprensa da Universidade

Rui Cunha Martins

Professor da Universidade de Coimbra (Instituto de História e Teoria das Ideias) e membro do corpo docente do Programa de Doutoramento em Altos Estudos Contemporâneos dessa mesma universidade, é investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX /CEIS20, onde é responsável pela linha de pesquisa “Fronteira, Democracia e Direitos Humanos”, bem como investigador associado do CITCEM. Está também ligado, quer enquanto Professor Visitante de programas de pós-graduação, quer enquanto membro de redes e grupos de pesquisa, a diversas instituições universitárias espanholas e brasileiras, designadamente em Barcelona, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife. As suas áreas de investigação, genericamente reportadas à História Contemporânea (problemática da mudança política e da transição, problemática da fronteira e da estatalidade, regimes da prova e da verdade), situam-se na confluência da Teoria da História, da Teoria do Direito e da Teoria Política. Nessas áreas tem orientado diversas dissertações de mestrado e doutoramento. Para além do presente Portugal 1974: Transição Política em Perspectiva Histórica, que coordena, é autor, entre outros trabalhos, de O Método da Fronteira: Radiografia Histórica de um Dispositivo Contemporâneo (matrizes ibéricas e americanas) [Coimbra: Almedina, 2008] – livro originariamente editado em Espanha [El Método de la Frontera, Salamanca: Ediciones de la Universidad, 2007] – e de O Ponto Cego do Direito. The Brazilian Lessons [Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010].

Obras editadas na IUC:

Portugal 1974