Imprensa da Universidade

Rui Manuel Lopes de Sousa Morais

Nasceu no Porto em 1969 e é licenciado em História, variante de Arqueologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Arqueologia Urbana, doutorado em Arqueologia e com Agregação em Arqueologia, na área do conhecimento de Materiais e Tecnologias pela Universidade do Minho. Foi professor na Universidade do Minho e é atualmente professor auxiliar com agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É colaborador do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa na área do estudo de materiais romanos e é consultor para o tema da antiguidade na Fundação Calouste Gulbenkian. Entre os seus trabalhos de investigação tem dedicado atenção especial ao estudo do comércio na Antiguidade, com inúmeros trabalhos publicados, a título individual ou com outros autores, nacionais e estrangeiros.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5052-7164

Obras editadas na IUC:

A Colecção de Vasos Gregos do Museu de Farmácia

A Colecção de Lucernas Romanas do Museu de Évora

Itineraria Sacra: Bracara Avgvsta Fidelis et Antica

Vasos Gregos da Coleção D. Manuel de Lancastre

A coleção de vasos gregos do Instituto Gómez-Moreno, Fundação Rodríguez-Acosta, Granada