Imprensa da Universidade

Rui Manuel Moura Ramos

É Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde prestou provas de Doutoramento e de Agregação na área das Ciências Jurídicas (Direito Internacional Privado). Rege atualmente as aulas teóricas de Direito Internacional Privado I e II, que integram o 4.º ano da Licenciatura em Direito e de Direito da União Europeia no Curso conducente ao Mestrado, bem como o módulo sobre Humanização do Direito Internacional no Curso de Doutoramento. Exerce a atividade de jurisconsulto e é autor de numerosos trabalhos, designadamente em matérias de Direito Internacional Privado e de Direito da União Europeia. Entre as suas publicações contam-se as monografias Direito Internacional Privado e Constituição. Introdução a Uma análise das suas relações (1979) e Da lei Aplicável ao Contrato de Trabalho Internacional (1991). Representou o Estado Português em diversas organizações internacionais. É, entre outras instituições científicas, membro do Institut de Droit International. Foi Juiz do Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias (entre 1995 e 2003) e Presidente do Tribunal Constitucional Português (entre 2007 e 2012).

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0698-9107

Obras editadas na IUC: