a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Sebastião Tavares de Pinho

Sebastião Tavares de Pinho fez toda a sua carreira académica na Universidade de Coimbra: bacharel em Estudos Clássicos em 1971, licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa em 1972, doutorado em Literatura Latina do Renascimento em 1983, e professor catedrático desde 1992. Aí tem exercido a sua atividade docente lecionando as cadeiras de Civilização Grega, Língua e Literatura Latina Clássicas, e Latim e Literatura Latina Renascentistas. Foi simultaneamente professor convidado de parte das mesmas disciplinas na Universidade da Madeira e na Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Viseu).

Entre as várias funções exercidas na Universidade de Coimbra contam-se as de vice-reitor, presidente da Comissão Científica do Grupo de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras, coordenador científico do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, e diretor de linha de investigação do mesmo Centro.

Pertence a várias academias e associações nacionais e estrangeiras, é sócio fundador da Associação Internacional Anchietana (AIA) de São Paulo, foi Secretário-Geral e Tesoureiro da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) e co-fundador e diretor da sua revista Veredas, e da revista Máthesis da Faculdade de Letras da UCP (Pólo de Viseu). É sócio fundador da Associação Portuguesa de Estudos Neolatinos (APENEL) e presidente da sua Direção.

Fez conferências e apresentou comunicações, em número de mais de uma centena, em congressos e colóquios científicos internacionais, e presidiu ou participou na organização de cerca de duas dezenas em Portugal e no estrangeiro.

Os seus trabalhos científicos abrangem temas sobre os estudos clássicos greco-latinos, o legado clássico nas literaturas de língua portuguesa, os estudos camonianos e principalmente sobre o humanismo e a literatura neolatina do renascimento em Portugal. Entre as suas principais publicações contam-se: D. Jerónimo Osório, Carta à Rainha da Inglaterra, Crítica e modernização do texto latino, tradução e notas, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1981, (254 p.); Lopo Serrão e o Seu Poema "Da Velhice", Estudo introdutório, texto latino e aparato crítico, tradução e notas, Coimbra, IECH, 1987 (tese de doutoramento), (954 p.); Cícero, As Catilinárias, Introdução, tradução do latim e notas, Lisboa, Edições 70, 11990, 22006, (100 p.); Cícero, A Amizade, Introdução, tradução do latim e notas, Coimbra, IECH, 1993, (88 p.); O Humanismo em Portugal. Estudos I, Lisboa, INCM, 2006, (352 p.); O Humanismo em Portugal. Estudos II, Lisboa, INCM, 2006, (402 p.); Decalogia Camoniana, Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2007 (208 p.).

Obras editadas na IUC:

Teatro Neolatino em Portugal no Cotexo da Europa. 450 anos de Diogo de Teive

Orações de Sapiência 1548 - 1555

Aires Barbosa. Obra Poética

Opera Omnia. Tomo II. Epistolografia

Opera Omnia. Tomo III. Comentários aos provérbios de Salomão

Opera Omnia - Tomo I. Manuel Pimenta, S. J.