Imprensa da Universidade

Sónia Guadalupe

É assistente social, formada pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra em 1995. É mestre em Família e Sistemas Sociais com a dissertação intitulada “Singularidade das redes e redes da singularidade, Rede social pessoal e saúde mental”, doutorada em Saúde Mental pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto com a tese intitulada “A saúde mental e o apoio social na família do doente oncológico” e doutoranda em Serviço Social no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
É docente no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, na licenciatura e mestrado em Serviço Social e no ramo de especialidade em Terapias Familiares e Sistémicas do mestrado em Psicologia Clínica. Entre outras unidades curriculares lecciona “Intervenção Comunitária e em Rede”, “Famílias Contemporâneas e Intervenção Social” e “Intervenção em Rede e Multissistémica”.
Enquanto investigadora, tem centrado os seus interesses na temática das redes de suporte social em populações vulneráveis. É Investigadora integrada do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade e associada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa.
É editora-chefe da Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social.

Obras editadas na IUC:

Intervenção em Rede: Serviço Social, Sistémica e Redes de Suporte

Intervenção em Rede: Serviço Social, Sistémica e Redes de Suporte (2ª edição)