Imprensa da Universidade

Telo Ferreira Canhão

Licenciou-se em 1979 em História (Modalidade D - Arqueologia) na Universidade de Coimbra, vindo a fazer, em 2003 um mestrado de História das Civilizações Pré-clássicas (área de Egiptologia) na Universidade Nova de Lisboa. Em 2010 concluiu o doutoramento em História (História Antiga), também na área de Egiptologia, na Universidade de Lisboa.

Actualmente é investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Em 2000 e 2001 participou na primeira expedição arqueológica portuguesa no Egipto, me Mênfis (Kom Tuman), no Palácio de Apriés. Participa com regularidade em congressos, colóquios e ciclos de conferências organizados por instituições como o Centro de História da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto ou o Museu Nacional de Arqueologia. Tem publicado em revistas especializadas estudos sobre temáticas egiptológicas, destacando-se a Cadmo, do Centro de História da Universidade de Lisboa, a Cultura e a Res Antiquitatis. Journal of Ancient History, ambas da Universidade Nova de Lisboa.

Obras publicadas na IUC:

Doze Textos Egípcios do Império Médio: traduções integrais