Imprensa da Universidade

Tiago Rodrigues

Nasceu em 1977 e desenvolve o seu trabalho como ator, encenador, produtor, dramaturgo e diretor artístico. Colaborou com os Artistas Unidos, o coletivo SubUrbe e, desde 1998, com a companhia belga tg STAN, tendo entretanto co-criado, interpretado, encenado e apresentado espetáculos em mais de 15 países. Em 2003 cria a estrutura Mundo Perfeito, em conjunto com Magda Bizarro, onde desenvolve um trabalho baseado na colaboração artística e nos processos coletivos.

Com o Mundo Perfeito criou e coordenou os projetos Urgências, no âmbito da nova dramaturgia portuguesa, e Estúdios, dedicado à colaboração artística entre criadores portugueses e estrangeiros. Os seus espetáculos têm sido produzidos por festivais prestigiados (Alkantara Festival, Festival d’Automne em Paris, Kunsten Festival des Arts em Bruxelas) e por instituições de programação como o Teatro Maria Matos e a Culturgest. Criador versátil e inventivo, Tiago Rodrigues dirigiu programas de televisão como o Zapping, tendo sido argumentista nas Produções Fictícias e cronista em diversos jornais nacionais. Escreveu o argumento e foi ator da mini-série Noite Sangrenta, vencedora do prémio de Melhor Ficção Televisa da SPA. Desde 2014 é diretor do Teatro Nacional D. Maria II.

Além de professor convidado na escola de dança PARTS (Bruxelas), coordenou diversos workshops e projetos de formação em artes performativas, tendo ensinado em escolas de teatro e dança (Universidade de Évora, ESMAE, Balleteatro, Escola Superior de Dança de Lisboa e ESTAL). Colaborou como dramaturgista em criações de Rui Horta, Ana Borralho e João Galante. É autor de cerca de uma vintena de textos para teatro, uma parte dos quais presente nos dois volumes publicados pela Imprensa da Universidade de Coimbra na coleção Dramaturgia.

Obras editadas na IUC:

Três dedos abaixo do joelho. Tristeza e alegria na vida das girafas. Coro dos amantes

By heart e outras peças curtas