Imprensa da Universidade

Vasco António Andrade Figueiredo de Bairos

Professor Catedrático Jubilado, nasceu em Ponta Delgada em 1939. Licenciou-se em Medicina em 1963, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo nesse ano iniciado funções de 2º Assistente de Histologia e Embriologia da mesma Faculdade. Doutorou-se em Histologia e Embriologia em 1987 e efectuou a Agregação em 2001.

Foi Director do Instituto de Histologia e Embriologia Professor Doutor Costa Simões da Faculdade de Medicina de Coimbra desde 1976. Foi Encarregado de Regência da Disciplina de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Foi membro do Conselho Consultivo da Área das Ciências da Saúde do Instituto Nacional de Investigação Científica. Foi membro fundador de Centro de Biologia Celular da Universidade de Coimbra. Fundou o Centro de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento – FCT. Foi Director do Laboratório de Microscopia Electrónica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Microscopia Electrónica.

Obras editadas na IUC:

Histologia. Texto e Imagens