Imprensa da Universidade

Vilém Flusser

Nasceu 12 maio 1920 em Praga, atual República Tcheca. Em 1939 ingressou no curso de Filosofia na Universidade Carolíngia, no entanto, ainda no mesmo foi obrigado fugir frente à ameaça nazista, primeiro para Inglaterra e depois, em 1940, para o Brasil. A partir de 1959 dá aulas de filosofia da ciência, em universidades e institutos de pesquisa paulistas. Publica uma série de ensaios na imprensa, especialmente no Suplemento Literário de O Estado de São Paulo e lança seus primeiros livros. Em 1972, sai do Brasil por não concordar com o regimento militar e vai residir numa pequena cidade no sul da França. Continua suas atividades intelectuais, escrevendo ensaios e livros e palestrando em vários países, torna-se conhecido como filósofo da mídia. Em 26 de novembro de 1991 sofre um acidente de carro fatal nas proximidades de Praga, aonde voltou pela primeira vez depois de 52 anos, para proferir palestra sobre o neonazismo.

Obras editadas na IUC:

Língua e realidade