a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Normas de publicação

Normas de publicação

Introdução

Estas instruções foram escritas com a finalidade de o ajudar a preparar o seu trabalho para a Imprensa da Universidade de Coimbra. O seu objetivo é assegurar que o livro publicado terá o aspeto gráfico pretendido pela IUC e possa passar pelas fases de pré-impressão e impressão de forma rápida e eficiente.

Entrega dos documentos

Os documentos devem ser entregues em formato digital (PenDrive, CD / DVD) juntamente com duas cópias em formato de papel, que não serão devolvidos, segundo as normas a seguir indicadas, quer para o texto, quer para as figuras.

Os trabalhos entregues devem fazer-se acompanhar pela ficha de entrega de originais devidamente preenchida.

A editora estima um prazo médio entre 4 e 8 meses para a publicação da obra desde a data de entrega do documento (versão definitiva). Este prazo pode variar em função da programação anual da editora.
Organização do documento

Os textos (prefácio, introdução, capítulos individuais e referências) e as figuras (gráficos, equações matemáticas, fotos, desenhos, tabelas, etc.) devem ser gravados individualmente e enviados em ficheiros individuais de modo a que, por exemplo, a pasta correspondente ao Capítulo 1, contenha o texto e as figuras correspondentes.

As figuras não devem ultrapassar a «mancha gráfica» horizontal do livro (122 mm de largura), ser numeradas pela ordem em que surgem no texto e apresentar as respetivas legendas.

Com o intuito de reduzir os custos de paginação, solicitamos uma verificação prévia dos espaços entre palavras, sinais de pontuação (especialmente a colocação das vírgulas) e recomenda-se a colocação das aspas portuguesas (« ») bem como o travessão (—).

Em caso de utilização de caracteres ou símbolos especiais, chame a nossa atenção para os referidos caracteres, assinalando os mesmos na margem direita das páginas onde se inserem.

Material gráfico e ilustrações

As equações e fórmulas são extremamente difíceis de paginar e por isso é imperativo que todos os elementos — numéricos, letras, espaçamento, símbolos e outros sinais — sejam apresentados de forma precisa e consistente. Indique o local em que a fórmula pode ser dividida quando esta ocupe mais do que uma linha no livro. Além disso, esses devem estar convertidos em imagem de modo a evitar desformatação na altura da paginação.

Execute os gráficos, mapas e desenhos em Illustrator e salve-os no seu formato nativo (extensão.ai). Também poderá executar os gráficos em Excel desde que os mesmos sejam guardados como imagem (formato TIFF).

Certifique-se que as fotos se encontram em modo CMYK, formato TIFF e com 300 dpi(s) de resolução e na dimensão apropriada ao formato do livro e para impressão (idealmente, as imagens terão 122 mm de largura com altura proporcional ou 193 mm de altura com largura proporcional). 

Cabe aos autores a obtenção das autorizações de reprodução das imagens, sempre que necessário.

Documento

Os originais devem ser apresentados em Microsoft Word quando a paginação for realizada pela Imprensa da Universidade ou em PDF quando se destinar a impressão tipográfica.

Dimensões da página: Largura – 160 mm; Altura – 230 mm;

Mancha útil: Largura – 122 mm; Altura – 193 mm;

Margens: Superior – 20 mm; Inferior – 17 mm; Interna e Externa – 19 mm.

Não são numeradas, embora contem para numeração, as páginas pré-textuais (folha vestibular, página em branco, página de rosto e ficha técnica) nem as páginas em branco. Também não devem ser numeradas as páginas que contenham quadros na horizontal que ocupem toda a página.

O texto não deve apresentar caracteres sublinhados, traçados ou sombreados.

Formato do Texto

O texto deve apresentar as seguintes configurações:

Texto principal: Arial, tamanho – 10pt, início de parágrafo - 5 mm, espaçamento de entrelinha - 16,36pt, alinhamento justificado.

Títulos dos capítulos: Arial Bold, Small Caps (versalete), tamanho - 14pt, espaçamento entre caracteres - 10pt, alinhamento ao centro.

Subtítulos: Arial Bold, tamanho - 9,5pt (sem versalete), alinhamento à esquerda.

Citações: Arial, tamanho - 9pt, espaçamento de entrelinha - 16,36pt, início de parágrafo com recuo à esquerda de 10 mm.
Para além disto, deve ser inserido um espaço antes e depois de cada citação, de forma a ajudar a identificar estas porções de texto.

Notas de rodapé: Arial, tamanho - 8pt, espaçamento - 10pt, alinhamento justificado.  Insira-as utilizando a ferramenta do processador de texto de forma a que estas surjam no pé de página.

Referências bibliográficas: Arial, tamanho - 8pt, espaçamento - 10pt, alinhamento justificado.


Estrutura do Texto

Badanas

Resumo: Arial, tamanho - 10pt. Deve apresentar uma exposição breve e clara que não exceda os 800 caracteres.

Nota curricular do(s) autor(es): Arial, tamanho - 10pt, não excedendo os 800 caracteres.

Página 1: Folha vestibular da série/coleção

Página 2: Ficha técnica

Página 3: Página de rosto

Título e Autoria(s)

Página 4: em branco

Página 5: Sumário

Apresentar, de forma organizada, os capítulos e subcapítulos do texto.

Corpo do trabalho

Anexos

Apêndices

Bibliografia

Índices

Normas para as referências bibliográficas:

A bibliografia deverá ser guardada num ficheiro separado no seu disco.
Quando o mesmo autor é citado mais do que uma vez nas referências bibliográficas, em vez do nome deve figurar «—.»

As referências e as citações bibliográficas devem ser elaboradas de acordo com uma das seguintes normas:

NORMA NP 405

NORMAS DA APA (AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION)

Se pretender as normas completas para livros, descarregue aqui. Se pretender as normas completas para revistas científicas, descarregue aqui.


Regras de transliteração dos caracteres gregos nas Referências Bibliográficas (português e inglês).

Durante a fase de revisão de provas, devem ser utilizados os sinais de correção de acordo com a NP-61 - Download Mapa de Correções.

Para consultar o Código dos Direitos de Autor clique aqui.

Documentos relativos a Direitos de autor:

Minuta do contrato de edição, minuta do contrato de edição para autores de obras em colaboração;

Declarações de autorização de publicação em plataformas digitais de livros (português e inglês) e de artigos em obras em colaboração (português e inglês).