Imprensa da Universidade

Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 162

Sinopse:

Este primeiro volume da coleção Filosofia e Tradição colhe os resultados do Curso de Especialização em Estudos Clássicos oferecido pela Cátedra Unesco Archai da Universidade de Brasília, de acentuado teor interdisciplinar, como convém à natureza do seu objeto. O projeto haverá de alimentar outros dois volumes dessa coleção. O presente caderno inicia-se com a passagem para o âmbito cosmopolita na história grega; encaminha-se para uma análise cuidadosa da constituição heterogênea da cultura clássica, com o tributo que paga aos seus hóspedes e hospedeiros orientais; lida com a diversidade nas abordagens do cristianismo antigo; e encerra-se com a articulação entre ficcionalidade, eros e paideia na elaboração do Banquele platônico. Em tudo isso insinua-se o desejo de conduzir semelhante estudo ao nível interdisciplinar e multiétnico que o distingue. Também um esforço revisitação necessariamente crítica e generosa do caráter vivo e plural da nossa tradição.

carrinho3