Imprensa da Universidade

Dimensões: 160 mm x 230 mm
N.º Páginas: 172 páginas

Sinopse:

A nanotecnologia explora as novas propriedades derivadas da manipulação controlada de materiais na dimensão de seus átomos e moléculas. Atualmente, os processos nanotecnológicos já incrementam quase todos os setores produtivos, inclusive o alimentar. Para compreender as dimensões morais deste recente avanço tecnocientífico, o livro percorre aspectos técnicos e as recentes abordagens éticas da nanotecnologia.
Ao final, a análise realizada por Monique Pyrrho e Fermin R. Schramm nos revela que as implicações morais da chamada revolução nanotecnológica vão além dos possíveis riscos à saúde e ao ambiente. A nanotecnologia, bem como outros adventos biotecnocientíficos recentes, é indício do atual processo de revisão por que passa a hegemônica compreensão sobre o que é o humano. Diante desta tendência, é da maior relevância ética refletir sobre este processo de redefinição do humano e em que medida ele pode ser excludente.

downloadebook