Imprensa da Universidade

Preservativo, sida e saúde pública

Autora: Aliete Cunha-Oliveira
Língua: Português
ISBN: 978-989-8074-62-1
ISBN Digital: 978-989-26-0477-0
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0477-0
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Setembro 2008
Preço: 10,50 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 151

Sinopse:

O presente estudo procurou identificar e analisar os fatores que determinam a negligência do uso do preservativo nos jovens e saber a opinião deles sobre as campanhas sanitárias que lhes são dirigidas e como devem ser concebidas campanhas futuras. Para isso, elaborámos um Questionário estruturado autoaplicado, dirigido a 696 alunos do Ensino Superior das oito Faculdades da Universidade de Coimbra. As respostas obtidas foram submetidas a uma análise qualitativa e quantitativa.

Concluímos que os principais fatores do não uso do preservativo são o preservativo em si mesmo e a confiança nos parceiros; que existem atualmente novos mitos sobre a infeção VIH/sida; e que os jovens propõem campanhas preventivas mais realistas, fortes e esclarecedoras e que promovam o marketing social do preservativo.

Os resultados obtidos e os ensinamentos deles recolhidos podem constituir uma contribuição para o desenvolvimento de uma mais eficaz promoção de comportamentos saudáveis entre os jovens, na esfera da sua sexualidade.

Índice e Prefácio - PDF

carrinho3