Imprensa da Universidade

O conforto pelas imagens mentais na depressão, ansiedade e stresse

Depressão, Ansiedade e Stresse

Autor: João Luís Alves Apóstolo
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0036-9
ISBN Digital: 978-989-26-0036-9
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0036-9
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Setembro 2010
Preço: 14,84 €
Dimensões: 200 mm x 245 mm
N.º Páginas: 193

Sinopse:

Esta obra tem como objetivo primordial analisar o efeito das imagens mentais nos estados afetivo-emocionais negativos e no conforto de indivíduos internados em clínica psiquiátrica. Esta abordagem é fundamentada no modelo concetual e operacional do conforto de Kolcaba considerando ainda vários argumentos a favor da consistência entre o afeto, a emoção e a cognição nas perturbações depressivas, de ansiedade e de stresse.

São evidenciados os processos e os resultados de estudos desenvolvidos, nomeadamente a descrição da vivência de doentes em contexto de internamento psiquiátrico, bem como o efeito da Guided Imagery em indivíduos com perturbações depressivas, que são orientados para exercícios respiratórios, musculares e para a elaboração de imagens mentais positivas, “securizantes” e libertadoras. Adicionalmente, é descrito o processo e os resultados relativamente à construção e validação de instrumentos que avaliam depressão, ansiedade, stresse e conforto, bem como do guião subjacente à gravação de um CD de Guided Imagery.

Os resultados dos estudos efetuados sugerem que indivíduos internados em clínica psiquiátrica se sentem aprisionados na doença e que a hospitalização, embora possa ser vivida com desconforto, é encarada como uma possibilidade de libertação; que o pensamento positivo se mostra eficaz na diminui­ção dos níveis de ansiedade, depressão e stresse e no aumento do conforto daqueles indivíduos; que os instrumentos construídos e validados demonstram qualidade, que permite a sua utilização no diagnóstico e na avaliação de resultados de intervenção em indivíduos com perturbações afetivo-emocionais.

Sumário e Prefácio - PDF

carrinho3