Imprensa da Universidade

Dimensões: 230 mm x 220 mm
N.º Páginas: 81

Sinopse:

Vamos cuidar da Terra é dirigido a crianças em idade escolar (entre os 5 e os 10 anos), e tem como objetivo principal despertar a curiosidade dos mais pequenos para a temática das alterações climáticas. É desde cedo que as crianças exploram, interagem e aprendem coisas sobre o ambiente que as rodeia. As descobertas e o conhecimento ajudarão a explicar conceitos e fenómenos, tomar decisões e desenvolver uma atitude pró-ativa em relação ao mundo em que vivem. Este livro encontra-se dividido em três secções. A primeira secção explica os conceitos de efeito de estufa, de tempo e de clima. A segunda secção incide sobre os fenómenos associados às alterações climáticas, e em que medida as ações comuns ao dia-a-dia contribuem para o aquecimento a nível global. A terceira secção, aponta medidas ao alcance de todos para cuidar da Terra. Os temas são apresentados de forma clara e simplificada e têm associadas atividades e experiências de fácil execução, com materiais de uso corrente. As páginas com atividades têm margens coloridas e são facilmente reconhecidas. A realização das atividades propostas conduz, por um lado, à aquisição de novos conhecimentos e, por outro, à aprendizagem construtiva através da introdução do método experimental de forma elementar. Sugerimos que cada criança tenha o seu caderno de registo, para anotar as suas hipóteses, resultados e conclusões. Sugerimos que as experiências sejam feitas considerando réplicas para que as crianças possam confirmar os resultados obtidos. Sugerimos que sejam repetidas experiências que envolvam parâmetros variáveis, como a temperatura, a estação do ano ou a localização geográfica, para que as crianças se apercebam das alterações. Todas as atividades propostas no livro foram previamente realizadas por crianças dos 5 aos 10 anos de idade. Os seus registos, aqui utilizados como ilustrações, expõem o que viram e executaram.