a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Actas da VI reunião internacional de camonistas

actasciec

Coordenadores: Seabra Pereira; Manuel Ferro
Língua: Português
ISBN: 978-989-8074-58-4
ISBN Digital: 978-989-26-0569-2
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0569-2
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Dezembro 2012
Preço: 20,00 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 629

Sinopse:

"Pus tanto entusiasmo no reatar destas nossas Reuniões, que corri o risco de ouvir dizer, com manifesta e imerecida injustiça, aliás, que se tratava de assunto meu!... [...] Mas pôde muito em mim a tenaz crença no transcendente valor que a obra de Camões, pelos seus múltiplos significados, assume como expressão da sobrevivência de Portugal em termos de cultura e de língua, bem como os povos que, em África e na América, cada um à sua maneira, e sem prejuízo das próprias individualidades nacionais, connosco partilham esses bens, que não se avaliam pelas cotações das bolsas nem pelas oscilações das balanças de pagamentos.

Por isso passei mais de 15 anos à espera de ver o momento em que o Centro e os Estudos que ele por definição há-de cultivar, assim se pudessem afirmar em plenitude à luz desta primavera simbolicamente promissora. Bem podia dizer, ainda e sempre com o Poeta: "mais servira, se não fora, para tão longo amor tão curta a vida"!
Deus me permita que o futuro possa compensar tanta espera, não já para mim, mas para outros, que melhor saibam realizar o que eu não fui capaz de conseguir.
Por hoje, já me chegaria, como prémio do esforço despendido, por mim e por quantos me acompanharam na preparação desta VI Reunião Internacional de Camonistas, saber que a nossa vinda e a nossa participação nos trabalhos programados para estes dias não foram de todo inúteis - para aprendermos coisas novas, decerto, mas, sobretudo, para podermos assumir, com decisão e entusiasmo, o papel que, na esfera de acção de cada um de nós, como docentes e investigadores, os Estudos Camonianos de nós esperam."

Aníbal Pinto de Castro (excerto retirado da Sessão de Abertura da VI Reunião Internacional de Camonistas)

carrinho3