a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Relations of the self

Relations of the Self

Coordenadores: Edmundo Balsemão Pires, Burkhard Nonnenmacher, Stefan Büttner-von Stülpnagel
Língua: Inglês/Alemão
ISBN: 978-989-26-0042-0
ISBN Digital: 978-989-26-0205-9
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0205-9
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Outubro 2010
Preço: 12,72 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 404

Sinopse:

Sob o título Relations of the Self reúnem-se neste volume textos de grande qualidade, escritos para dar uma expressão mais exata às intervenções orais no Congresso Internacional ocorrido na Universidade de Coimbra em Março de 2009, promovido pelo grupo de investigação “A Individuação da Sociedade Moderna” da unidade de investigação em Filosofia da Universidade (L. I. F. – “Linguagem, Interpretação e Filosofia”) em colaboração com o projeto de investigação Bezüge des Selbst da Universidade de Potsdam.

O propósito foi o de examinar o tema da auto-referência mediante um conjunto variado de pesquisas sectoriais que vão desde as análises histórico-filosóficas, aos estudos sistemáticos nas áreas de Estética, Antropologia, Filosofia da Mente, Filosofia Social e Política, integrando ainda investigações teóricas sobre o significado da auto-referência na Cibernética, nos mais recentes progressos sobre a Inteligência Artificial e sobre os Sistemas Sociais.

O carácter multi-disciplinar do livro final é manifesto. Do ponto de vista formal, um dos aspetos atraentes da obra reside no equilíbrio entre as abordagens sectorial e sinóptica, sobretudo porque raras são as circunstâncias em que nestes trabalhos o rigor analítico deu lugar a apressadas “visões de conjunto”. O leitor julgará por si.

Índice - PDF

carrinho3