a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

1910-2010: comunicação e educação republicanas

capa1910-2010

Coordenação: Ana Teresa Peixinho; Clara Almeida Santos
Língua: Português
ISBN Digital: 978-989-26-0106-9
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0106-9
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Setembro 2011
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 408

Sinopse:

Cem anos depois da Implantação da República, são muitas as heranças dos ideais republicanos que ainda suscitam o debate público: o laicismo nas escolas e nas instituições públicas, a educação para a cidadania, a liberdade de imprensa, a igualdade de oportunidades, a mobilidade social, o diálogo para a diversidade. Por todos estes motivos, o Grupo 5 do CEIS 20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX) promoveu uma ampla discussão em torno daquelas questões, no 3º Colóquio Internacional «1910-2010: comunicação e educação republicanas», que teve lugar em outubro de 2010.

Neste livro, reunimos uma parte significativa dos contributos desse encontro, desde conferências plenárias da autoria de reconhecidos estudiosos e académicos nacionais, a comunicações livres provenientes das mais diversas investigações realizadas em universidades nacionais e estrangeiras.

Estruturámos o livro em três partes, correspondentes a áreas temáticas autónomas. Assim, num primeiro momento – Os Homens e a República – publicam-se os textos dedicados a perfis e personalidades marcantes da I República, permitindo-nos destacar a magistral conferência do Historiador Luís Reis Torgal sobre António José de Almeida. A segunda parte – Os Media e a República – inicia-se com um estudo circunstanciado da Professora Felisbela Lopes sobre a história de 50 anos de televisão pública em Portugal e contém muitos outros contributos, essencialmente dedicados à imprensa. Na terceira e última parte intitulada República e Educação acolhemos os estudos sobre as alterações introduzidas pela I República no sistema educativo, em que salientamos o estudo de três autores coordenado por João Amado.

downloadebook