a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

República, republicanismo e republicanos: Brasil, Portugal, Itália *

Republica, Republicanismo e Republicanos

Coordenação: Armando Malheiro da Silva; Maria Luiza Tucci Carneiro; Stefano Salmi
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0033-8
ISBN Digital: 978-989-26-0497-8
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0497-8
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Outubro 2011
Preço: 19,08 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 473

Sinopse:

O livro República, Republicanismo e Republicanos no Brasil, em Portugal e em Itália, coordenado cientificamente por três historiadores, intencionalmente um em cada país focado, começou a ser preparado em 2005, a cinco anos do centenário da República em Portugal, efeméride que não inspirou minimamente o projeto, embora um acentuado atraso na concretização da ideia tenha lançado a edição para 2011.

Foram outras as razões desta iniciativa. A circunstância estimulante foi o primeiro colóquio Portugal, Brasil e Itália, consagrado a temas e a problemas da História Política e das Ideologias no séc. XX, realizado em Novembro de 2005, na Universidade de Bolonha, que é uma das três envolvidas. As outras duas são a Universidade de Coimbra e a Universidade de São Paulo. Ligadas a estas instituições há unidades e projetos de pesquisa, como o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX — CEIS 20 (Coimbra, Portugal), o PROIN — Projeto Integrado Arquivo do Estado/ Universidade de São Paulo e o Dipartimento di Discipline Storiche della Università degli Studi di Bologna.

Pode, pois, dizer-se que o projeto de coordenar um livro sobre a Doutrina e Ideário republicanos (Parte I), as Poder e Práticas Republicanas (Parte II) e os Protagonistas: trajetórias e projetos (Parte III), brotou da dinâmica de investigação, desenvolvida por alguns investigadores, que nos respetivos países e no âmbito das referidas Universidades e Centros de Estudos, vêm explorando esses tópicos, disponibilizando para publicação os seus estudos parcelares ou mais conclusivos.

Sumário - PDF

carrinho3