Imprensa da Universidade

Três peças mitocríticas III: o eunuco de Inês de Castro. Teatro no país dos mortos

Três Peças Mitodríticas. Vol. III

Autor: Armando Nascimento Rosa
Língua: Português
ISBN: 972-989-26-0125-0
ISBN Digital: 978-989-26-0243-1
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0243-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Dezembro 2011
Preço: 12,72 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 155

Sinopse:

Será chocante colocar uma terceira personagem, masculina, a interpor-se entre Pedro e Inês? Mas é o próprio Fernão Lopes que nos fala do escudeiro Afonso Madeira, barbaramente punido por Pedro I, que o mandaria castrar por ciúmes, já que, escreve o cronista num parêntesis sintomático, «o rei muito amasse o escudeiro (mais do que se deve aqui dizer)». E com isto dizia o prosador da corte aquilo que supostamente lhe fora recomendado ocultar.

O Eunuco de Inês de Castro opera assim uma mudança dramática, porventura inesperada, face à abordagem tradicional dos amores de Pedro e Inês. Desvendar na cena o hermafroditismo comportamental de Pedro, ainda que patologicamente vivido (dado o atroz gesto punitivo deste contra Afonso Madeira), constituirá um forte motivo teatral para olhar com novos olhos um enredo que muitos julgariam sabido e explorado por inteiro, e que ganha uma outra amplificação de sentidos nesta fantasmagoria cénica cuja ação decorre, contemporaneamente, no país dos mortos.

carrinho3