Imprensa da Universidade

ISBN: 978-989-26-0071-0
ISBN Digital: 978-989-26-0461-9
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0461-9
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Edição: 1.ª
Data: Junho 2010
Preço: 12,72 €
Dimensões: 107 mm x 175 mm
N.º Páginas: 254

Sinopse:

Peregrinações é um roteiro dramatúrgico pela Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. Escrito para uma intervenção teatral, num percurso pelas ruas e praças de Montemor-o-Velho, apresenta, em oito quadros, diversas paisagens inspiradas pelo livro, vida e época de Fernão Mendes, misturando história com imaginação, sem a preocupação de um apego escrupuloso à verdade histórica e à cronologia dos acontecimentos, mas procurando não trair a obra que lhe serve de ponto de partida.
Plural na sua leitura do texto original, é também plural sob o ponto de vista estilístico na elaboração dos quadros, desde o teatro histórico, ao espetáculo de feira ou ao auto vicentino. Cada quadro constitui, assim, uma unidade no conjunto de pinceladas que proporciona sobre a vida aventureira do autor, sugerindo mais do que mostrando e, por vezes, inventando mais do que repetindo.
É, por isso, um convite à representação, integral ou fracionada, pois é sempre o espetáculo que é o destino de um texto dramatúrgico.

carrinho3