Imprensa da Universidade

Biofísica médica (3.ª edição)

Biofisica Medica 3ªed

Autor: J. J. Pedroso de Lima
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0653-8
ISBN Digital: 978-989-26-0654-5
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0654-5
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 3.ª
Data: Março 2014
Preço: 35,00 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 855

Sinopse:

O presente trabalho é constituído por sete capítulos. O primeiro trata da biofísica de membranas. Este capítulo começa nas propriedades físicas das membranas passa pelas funções renal e pulmonar e acaba nos fenómenos bioelétricos. O segundo capítulo trata das propriedades dos gases, das suas misturas e dos contactos dos gases com os líquidos e tecidos. Consideram-se aplicações à respiração pulmonar, onde se destacam modelos mecânicos incluindo o da função alveolar. O terceiro capítulo é uma introdução à biomecânica. São transmitidos os conceitos sobre o equilíbrio mecânico. Alguns aspetos da dinâmica dos sólidos são abordados de modo elementar. O interesse da biomecânica é realçado com exemplos de aplicação. O capítulo quarto aproxima os alunos da mecânica dos fluidos e dos problemas do caudal dos líquidos em tubos cilíndricos com comportamento elástico complexo. Apresenta-se um conjunto de aplicações com interesse médico à circulação sanguínea do homem. O capítulo quinto introduz conceitos elementares de física atómica, física nuclear e física das radiações, da ação biológica e da proteção contra radiações ionizantes, das aplicações de radionuclídeos em medicina e da física da luz solar. O capítulo sexto incide sobre bioenergética. Alguns modelos de cinética de enzimas são também considerados. Finalmente o capítulo sétimo trata de conceitos elementares de eletricidade adaptados às aplicações médicas.

carrinho3