Imprensa da Universidade

Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 132

Sinopse:

Este texto é um manual destinado a todos os investigadores e estudantes que pesquisam e estudam o fenómeno cinematográfico.

Faz uma abordagem concetual às relações entre filme e tempo, no qual são discutidas as razões explicativas da secundarização existente em algumas ciências sociais sobre a utilização do filme como objeto.

Em segundo lugar, estabelece uma conexão entre filme, memória e identidade, através da qual se procura demonstrar as ligações existentes entre filme e sociedade produtora, elucidando sobre os modos como se assume como discurso sobre a contemporaneidade para, a partir daí, explicar o potencial da obra cinematográfica ao nível da aferição das identidades coletivas.

Apresenta ainda um modelo de análise fílmica, com um conjunto de definições básicas para aqueles que estão em processo de iniciação ou consolidação da investigação na área, cujas características fundamentais passam pelo desenvolvimento de mecanismos de fundamentação e recolha, assentes em critérios de objetividade, constância e sistematicidade, de forma a evitar raciocínios analíticos assentes em modelos impressionistas.

carrinho3