Imprensa da Universidade

Direitos fundamentais na arena global (2.ª edição)

DireitosFundamentais2ed

Coordenador: Suzana Tavares da Silva
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0876-1
ISBN Digital: 978-989-26-0877-8
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0877-8
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 2.ª edição
Data: Outubro 2014
Preço: 8,48 €
Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 286

Sinopse:

A discussão dos Direitos Fundamentais na Arena Global faz-se a partir de um texto estruturado em um tópico-diretor - a rutura dos postulados em que assentou o contrato social alicerçador dos movimentos jurídicos-políticos do constitucionalismo dos séc. XVIII, XIX e XX - e duas áreas de verificação-experimentação - socialidade e terrorismo. O trabalho tem como propósito percecionar se hoje uma parte da jurispriudência labora ou não em erro no método que aplica para defender um conjunto de valores e princípios típicos de uma estadualidade constitucionalmente centrada, quando esses valores e princípios carecem de adaptações para poderem continuar a desempenhar a função de referenciais da justiça social das comunidades. Na sistematização dos temas combina-se a análise de referências doutrinárias clássicas e contemporâneas em articulação com um conjunto de case studies que servem de laboratório às reflexões propostas.

carrinho3