Imprensa da Universidade

Hermenêutica filosófica: metodologia e apresentação de um percurso temático

hermeneuticafilosofica

Autor: Maria Luísa Portocarrero F. Silva
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0891-4
ISBN Digital: 978-989-26-0892-1
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0892-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 2.ª
Data: Abril 2015
Preço: 8,48 €
Dimensões: 160 mm x 230 mm
N.º Páginas: 80

Sinopse:

Esta obra trata do paradigma hermenêutico da racionalidade humana, apresentando o nos seus momentos históricos fundamentais. Reflete sobre a natureza deste novo saber que se impõe filosoficamente com os primeiros indícios da crise do paradigma europeu moderno da racionalidade puramente positivista e operatória. Ligada à temática sempre esquecida pela modernidade, a da alteridade do outro singular, não redutível à categoria do sujeito transcendental, e à emergência da historicidade como categoria central das Humanidades, a Hermenêutica Filosófica anuncia uma nova gramática do pensar.

Ao saber como forma de, em solilóquio, exercer poder sobre o mundo, para o dominar e manipular, a racionalidade hermenêutica contrapõe o saber receber e ouvir a proposta de sentido do outro (seja ele representado pela tradição, pela obra de arte, ou pelas suas próprias narrativas) e a formação de si mesmo por meio da abertura dialógica e narrativa a outros horizontes.

Eis os núcleos fundamentais que são abordados neste programa de Hermenêutica Filosófica.

carrinhodecompras