Imprensa da Universidade

Inovar com a investigação-ação: desafios para a formação de professores

Inovar Investigação-ação

Autora: Ana Paula Pereira de Oliveira Cardoso
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0665-1
ISBN Digital: 978-989-26-0666-8
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0666-8
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Setembro 2014
Preço: 7,00 €
Dimensões: 230 mm x 140 mm
N.º Páginas: 61

Sinopse:

Esta obra aborda as atuais exigências inovadoras em educação e o interesse crescente da investigação-ação, enquanto metodologia capaz de apoiar os professores na investigação dos problemas que emergem das próprias práticas quotidianas, para as quais é necessário encontrar soluções, que permitam a melhoria pedagógica.

Para isso, procura caraterizar a inovação pedagógica e relacioná-la com a investigação-ação, para depois dar conta da natureza, objetivos e exigências desta metodologia, caraterizada  pelo triplo objetivo: produção de conhecimentos, modificação da realidade/inovação e formação dos participantes.

A revisão teórica efetuada permite deduzir uma crescente evidência dos benefícios da investigação-ação na formação dos professores, sendo identificados alguns dos efeitos mais relevantes. Como síntese, são extraídas as principais implicações de ordem prática no domínio, tendo em vista o incentivo à utilização desta metodologia e o desenvolvimento profissional dos professores.

carrinho3