a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Manual de investigação qualitativa em educação

ManInvQualEduc2ed

Coordenador: João Amado
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0878-5
ISBN Digital: 978-989-26-0879-2
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 2.ª edição
Data: Outubro 2014
Preço: 13,50 €
Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 432

Sinopse:

O presente Manual inscreve-se no quadro de uma pedagogia que considera a iniciação à investigação como um elemento fundamental do processo de ensino/aprendizagem, determinante para a motivação dos alunos e, ao mesmo tempo, garantia da renovação do saber e da descoberta de respostas para os desafios e interrogações do futuro.

Podemos apontar como intenção primeira, suscitar no leitor uma compreensão efectiva da natureza, objectivos, métodos e resultados da investigação qualitativa, mediante informação suficiente, rigorosa, actualizada e crítica. Nesse sentido não deixamos de colocar o leitor, ainda que de modo breve e introdutório, perante os fundamentos epistemológicos que subjazem a uma opção pela investigação qualitativa. E uma vez que a nossa proposta se dirige, muito em especial, à investigação do fenómeno educativo, quisemos partir, também, de uma visão complexa desse mesmo fenómeno.

Enfim, apostámos na construção de um texto que ajude os seus leitores a empenharem-se num processo investigativo de natureza qualitativa, através do desenho de um plano de investigação adequado ao problema formulado (em termos de estratégia geral, de técnicas de recolha e de análise de dados), e que patenteie preocupação pela validação da mesma e pelos aspetos éticos em jogo.

carrinho3