• Elogios, Sugestões e Reclamações

Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de elogios, sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação preencha este formulário.
    Agradecemos a colaboração!

Universidade de Coimbra

Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

Imprensa da Universidade

Lições de Álgebra Linear

Autora: Teresa Pedroso de Lima
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0046-8
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Maio 2010
Preço: 10,50 euros
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 231

Sinopse

Com este texto – breve, auto-contido e preferencialmente dirigido a alunos que frequentem o 1.º Ciclo em Economia ou Gestão – não pretendemos publicar outro (mais um…) manual de Álgebra Linear, mas sim criar um instrumento de apoio para cursos que visem iniciar os estudantes no estudo desta disciplina.
Assim, ao escrevê-lo tentámos observar algumas regras que nos parecem fundamentais:
• utilizar, apenas, a terminologia necessária, reconhecendo que nem todos pensam como um matemático;
• evitar confundir abordagem coerente e rigorosa com estudo exaustivo
e completo, e, nesse sentido, substituir algumas das demonstrações mais exigentes por exemplos esclarecedores;
• assumir que os estudantes/leitores podem não estar familiarizados com o nosso vocabulário e que as palavras que utilizamos muitas vezes não significam o mesmo para os outros do que para nós.
Por fim, esperamos que, também com estas lições, consigamos:
• esclarecer os nossos alunos de que embora, nalgumas circunstâncias, a Matemática possa complicar e intimidar, ela é indispensável na decisão da escolha dos números, das relações ou associações que são fiáveis;
• fazê-los sentir, simultaneamente, que o seu afastamento nos pode colocar em grande desvantagem quando nos dispomos a refletir sobre a multiplicidade de questões que surgem no nosso quotidiano.
Este é, do nosso ponto de vista, o melhor caminho para os preparar para um futuro
que se adivinha incerto e exigente.

Índice e Prefácio - PDF