Imprensa da Universidade

Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 130

Sinopse:

Este livro sobre a Análise dos Media está organizado em seis capítulos. O primeiro capítulo intitulado “Enquadramentos Teóricos” encontra-se subdividido em quatro subcapítulos onde se aborda a Análise dos Media no âmbito da teoria social; as diversas perspetivas metodológicas e conceituais dos estudos sobre os media; a Análise dos Media no contexto das teorias sobre os media e o jornalismo e a Análise dos Media face ao conhecimento e à ciência. No segundo capítulo, “Desenhar uma pesquisa sobre os media” descreve-se o percurso de elaboração de uma pesquisa sobre os media utilizando como exemplo a cobertura jornalística do tema corrupção política em Portugal. Este capítulo está subdividido em três subcapítulos. No primeiro, discorre-se sobre as dimensões contextuais da pesquisa enunciada, frisando aspetos inerentes aos media, ao campo da política e às metodologias de investigação. No segundo subcapítulo justifica-se a escolha do objeto de pesquisa “Cobertura jornalística da corrupção política em Portugal” sublinhando a sua transdisciplinaridade teórica, as suas implicações na democracia e na atuação dos media, bem como a sua complexidade metodológica. No terceiro subcapítulo descrevem-se as sete fases que compreendem a elaboração de uma pesquisa empírica sobre os media, desde a formulação de uma pergunta de partida até à interpretação dos dados e à obtenção de resultados. O capítulo terceiro “Métodos na Análise dos Media” focaliza os métodos utilizados nas pesquisas empíricas sobre os media. Este capítulo está, igualmente, organizado em três subcapítulos. O primeiro aprofunda as caraterísticas, objetivos e resultados dos métodos quantitativos e qualitativos. O segundo aborda as técnicas de análise de conteúdo e de tratamento estatístico de dados, recorrendo a exemplos de projetos finalizados sobre os Media e as Imigrações. O último subcapítulo apresenta diversos exemplos de análises textuais resultantes de trabalhos nacionais e internacionais. No quarto capítulo faz-se uma breve conclusão dos enquadramentos, pressupostos e percursos inerentes à Análise dos Media. Segue-se (capítulo quinto) a bibliografia comentada das obras com maior relevância para esta área de pesquisa e a bibliografia de interesse geral para a Análise dos Media (capítulo sexto).

Sumário - PDF

carrinho3