• Sugestões de Melhoria e Reclamações

Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar uma sugestão ou reclamação preencha este formulário, colocando na mensagem o serviço visado e uma descrição detalhada do assunto.
    Agradecemos a colaboração!

Universidade de Coimbra

Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

Imprensa da Universidade

Biotecnologia Vegetal da Clonagem de Plantas à Transformação Genética

Biotecnologia Vegetal

Autor: Jorge M. Canhoto
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0065-9
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Outubro 2010
Preço: 16,96 euros
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 407

Sinopse

Nos últimos anos registou-se um interesse inusitado da sociedade por uma tecnologia desenvolvida com a finalidade de melhorar as características genéticas das plantas, um objetivo perseguido pelos humanos desde que as primeiras sociedades agrícolas se estabeleceram.

O entusiasmo dos cidadãos pela ciência é de louvar. No entanto, no caso das plantas geneticamente modificadas, não se pode dizer que o interesse seja pelas melhores razões. Brincar aos deuses, comida Frankenstein e poluição genética são apenas algumas das designações que ilustram a forma como uma parte da sociedade olha para esta tecnologia.

O objetivo deste manual é explicar em que consistem as modernas técnicas de clonagem e manipulação genética e de que forma elas são utilizadas no melhoramento. Para melhor compreender as técnicas atuais analisam-se também os métodos tradicionais de melhoramento, ainda hoje muito eficazes. No final, são rebatidos alguns dos receios que se instalaram na sociedade relativamente à engenharia genética de plantas.

A mensagem que se pretende transmitir é a de que a manipulação genética de plantas é apenas mais um avanço na forma de obter plantas mais produtivas, um propósito ao qual estão ligados nomes de cientistas famosos: Mendel, Darwin, Borlaug, para citar apenas os mais conhecidos.

Sumário e Apresentação - PDF