Imprensa da Universidade

Cancro do recto: excisão total do mesorrecto

Cancro do Recto

Autor: António Bernardes; João Pimentel (Coord.)
Língua: Português
ISBN: 972-8704-03-8
ISBN Digital: 978-989-26-0408-4
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0408-4
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Abril 2002
Preço: 8,00 €
Dimensões: 240 mm  x 170 mm
N.º Páginas: 87

Sinopse:

"De entre as terapêuticas disponíveis dirigidas ao cancro do reto, a cirurgia ocupa lugar primordial. No estado atual dos conhecimentos, a Excisão Total do Mesorreto (ETM) é o tratamento ideal desta patologia quando localizada nos dois terços inferiores. Integra-se no espírito de uma cirurgia tanto quanto possível conservadora, ao contrário da mutilação inerente à resseção abdominoperineal. Um manual dedicado à terapêutica cirúrgica deve incluir as razões anatómicas, fisiopatológicas e anatomopatológicas que a definem e seguir rotinas padronizadas, segundo uma metodologia que permita conhecer e interligar os resultados. No caso particular da ETM, esta exigência assume importância determinante porque a variável "cirurgião" é marcante no prognóstico. A orientação expressa nesta monografia procura definir de modo organizado, em tentativa de uniformização, os gestos cirúrgicos e a apreciação, pelas peças de resseção, da amplitude e validade da excisão. A redação precisa e minuciosa apoiada em expressiva iconografia define conceitos e proporciona grande ajuda à realização do ato cirúrgico, porque indica o fio condutor que procura preservar estruturas de alta importância funcional, sem deixar de cumprir as regras da cirurgia oncológica. A atenção concedida à metodologia do estudo anátomo-patológico da "peça" revela bem o valor da ajuda que ela concede ao cirurgião na auto análise do seu trabalho, além de preciosas indicações prognósticas. Merece também referência a preocupação dispensada à necessidade da uniformização da base de dados que inclui o estudo pré-operatório, as terapêuticas instituídas e o acompanhamento ao longo do tempo. Trata-se pois de um auxiliar excelente para os cirurgiões e, particularmente, para os que desejam iniciar-se na técnica ETM, cuja aplicação aumenta permanentemente." Excerto do prefácio de João Alberto Baptista Patrício.

carrinho3