Imprensa da Universidade

Direitos fundamentais na arena global

Direitos Fundamentais na Arena Global

Autora: Suzana Tavares da Silva
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0110-6
ISBN Digital: 978-989-26-0226-4
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0226-4
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Setembro 2011
Preço: 8,48 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 173

Sinopse:

A discussão dos Direitos Fundamentais na Arena Global faz-se a partir de um texto estruturado em um tópico-diretor – a rutura dos postulados em que assentou o contrato social alicerçador dos movimentos jurídico-políticos do constitucionalismo dos sécs. XVIII, XIX e XX – e duas áreas de verificação-experimentação – socialidade e terrorismo. O trabalho tem como propósito percecionar se hoje uma parte da jurisprudência labora ou não em erro no método que aplica para defender um conjunto de valores e princípios típicos de uma estadualidade constitucionalmente centrada, quando esses valores e princípios carecem de adaptações para poderem continuar a desempenhar a função de referenciais da justiça social das comunidades. Na sistematização dos temas combina-se a análise de referências doutrinárias clássicas e contemporâneas em articulação com um conjunto de case studies que servem de laboratório às reflexões propostas.

Sumário e Introdução - PDF

carrinho3