Imprensa da Universidade

Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 303

Sinopse:

Este livro destina-se prioritariamente a estudantes de licenciaturas de Economia e de Gestão que sigam cursos onde haja uma abordagem integrada das questões monetárias e da atividade financeira. Os onze capítulos do livro estão agrupados em quatro partes. Na primeira parte, que engloba os quatro primeiros capítulos, são tratados os temas das funções da moeda e evolução dos instrumentos monetários, funcionamento dos mercados financeiros, ativos financeiros e suas características, diversidade das instituições financeiras e regras prudenciais e de solvabilidade. Termina esta parte com um capítulo descritivo das operações realizadas entre os bancos centrais e as restantes instituições do sistema bancário, no qual se dá ênfase especial ao funcionamento do Eurosistema. A segunda parte é composta por três capítulos sobre a teoria dos mercados financeiros e do risco financeiro, cujo detalhe permite que possa também servir para apoio a cursos de mestrado ou de pós-graduação nesse domínio. A terceira parte incide sobre os modelos de procura de moeda e a relação de causalidade entre a moeda, o produto e a inflação. A quarta parte inicia-se com as teorias sobre as taxas de câmbio e a descrição dos regimes cambiais e termina com a abordagem da integração monetária cujo elemento central é a área do euro.

Sumário e Nota Introdutória -PDF

carrinho3