Imprensa da Universidade

Fundamentos de balanços de energia

Fundamentos de Balanços de Energia

Autoras: Isabel M. A. Fonseca; Ana Paula Egas
Língua: Português
ISBN: 978-989-8074-99-7
ISBN Digital: 978-989-26-0169-4
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0169-4
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Setembro 2009
Preço: 10,50 €
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 111

Sinopse:

Fundamentos de Balanços de Energia é um manual que aborda duma forma simples e pedagógica a realização de balanços energéticos em sistemas em estado estacionário.

O manual cobre uma parte significativa dos programas das disciplinas de Análise de Sistemas Químicos e Biológicos e Termodinâmica, dos atuais Mestrados Integrados em Engenharia Química e Engenharia do Ambiente.

O texto inicia-se com um conjunto fundamental de conceitos e definições que suportam a aplicação do princípio da conservação da energia, ou seja a realização de balanços energéticos. Em seguida apresenta-se a equação geral dum balanço de energia e aplica-se a sistemas particulares, que não envolvem reação química.

O cálculo das entalpias é abordado com detalhe em processos a temperatura variável (e pressão constante), nos processos de mudança de fase e de mistura.

A última parte debruça-se sobre balanços de entalpia em sistemas onde ocorre reação química, sendo dado particular relevo à definição dos estados de referência na determinação dos vários termos da equação do balanço.

Ao longo do texto, é feita referência aos vários problemas que se encontram resolvidos na última seção e que têm como objetivo sedimentar a informação apresentada.

Sumário e Introdução - PDF

carrinho3