• Sugestões de Melhoria e Reclamações

Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar uma sugestão ou reclamação preencha este formulário, colocando na mensagem o serviço visado e uma descrição detalhada do assunto.
    Agradecemos a colaboração!

Universidade de Coimbra

Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

Imprensa da Universidade

Hidráulica Urbana. Sistemas de Abastecimento de Águas e Drenagem de águas residuais. 3ª edição

Autores: José Alfeu Sá Marques, Joaquim José de Oliveira Sousa
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0124-3
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Outubro 2011
Preço: 19,95 euros
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 485

Sinopse
Este texto aborda temas relacionados com o dimensionamento e a análise do comportamento de infraestruturas de Hidráulica Urbana, concretamente, os sistemas de abastecimento de água e a drenagem de águas residuais e pluviais.

Após uma breve introdução geral ao tema (Capítulo I), apresentam-se algumas metodologias frequentemente utilizadas na avaliação das necessidades gerais de Água dos núcleos urbanos, bem como dos caudais efluentes desses núcleos (Capítulo II), ao que se segue o estudo de sistemas de adução e das características gerais de condutas e acessórios (Capítulo III). O armazenamento de água em pequenos reservatórios, isto é, capazes de suprirem as necessidades por períodos não muito longos (dia), é abordado no Capítulo IV. No Capítulo V, dedicado às redes de distribuição de água, apresentam-se os modelos conceptuais e matemáticos de equilíbrios hidráulicos em regime permanente, bem como os métodos numéricos necessários à resolução das equações não lineares resultantes. O texto prossegue com o estudo dos transitórios hidráulicos em sistemas sob pressão (Capítulo VI), onde se apresenta o método das características e as condições de fronteira mais comuns, e generaliza com o estudo da simulação dinâmica do comportamento hidráulico de sistemas sob pressão (Capítulo VII). No capítulo seguinte (Capítulo VIII) é brevemente abordada a modelação da qualidade da água em sistemas pressurizados. Nos capítulos seguintes são analisadas questões relacionadas com a drenagem de águas residuais (Capítulo IX) e pluviais (Capítulo X), e por último refere-se de forma sucinta questões relacionadas com a reabilitação de canalizações (Capítulo XI). Em complemento ao texto compilaram-se, nos anexos 1 e 2, respetivamente, as leis de resistência dos escoamentos e aspetos relacionados com o comportamento de bombas centrífugas.