Imprensa da Universidade

A individuação da sociedade moderna: investigações semânticas sobre a diferenciação da sociedade moderna

A Individuação da Sociedade Moderna

Autor: Edmundo Balsemão Pires
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-01118-2
ISBN Digital: 978-989-26-0212-7
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0212-7
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Outubro 2011
Preço: 13,40 €
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 543

Sinopse:

Na A Individuação da Sociedade Moderna procura-se explicar a evolução de conceitos filosóficos e políticos fundamentais da modernidade tendo em conta ao mesmo tempo a herança clássica e as transformações impostas pela evolução objetiva da sociedade moderna. Entre esses conceitos contam-se os de Família, Sociedade e Estado que constituem as três secções da obra. A atenção à evolução terminológica e conceptual anda sempre associada com as condições da autonomia sistémica na sociedade moderna, nomeadamente com a formação de sistemas funcionais parciais da sociedade - a Economia, a Religião, o Sistema Político, a Arte. Um dos tópicos mais influentes herdados na Filosofia Política moderna, analisados em profundidade nesta obra, foi o da autonomia do Estado em relação à Sociedade. Trata-se de um fenómeno de criação de autonomia sistémica de grande alcance e com consequências em outros domínios, cuja investigação pormenorizada interessa ao filósofo, ao sociólogo, ao jurista e ao politólogo.

Sumário e Nota Prévia - PDF

carrinho3