a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Logística

Logística

Autores: João Paulo Costa; Joana Matos Dias; Pedro Godinho
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0040-6
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Abril 2010
Preço: 21,00€
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 246

Sinopse:

Esta obra pretende introduzir o leitor nalguns dos principais modelos de decisão na área da logística. Para tal, o livro foca-se nas três grandes áreas da atividade logística: a gestão de existências, o transporte de mercadorias e a localização de equipamentos. Não sendo as únicas atividades logísticas, no seu conjunto formam o núcleo da logística. Considerando o caráter predominantemente didático desta obra, pretendeu-se expor de forma intuitiva as ferramentas analíticas abordadas, tendo-se prescindido, nalguns aspetos, da formalidade que poderia tornar menos direta a compreensão do que é apresentado. Por forma a facilitar a utilização prática dos modelos introduzidos, são apresentados exemplos da sua utilização em folhas de cálculo, sempre que tal se afigura pertinente.

Apresentam-se os principais modelos de gestão de existências e as ferramentas analíticas necessárias para os entender e utilizar: definem-se os diferentes tipos de custo associados à gestão de existências; apresentam-se as políticas mais comuns de aprovisionamento; e estudam-se modelos analíticos para apoiar decisões sobre quando encomendar, em que quantidade, e como lidar com a incerteza da procura dos produtos e do tempo de entrega dos fornecedores, sob uma variedade de condições.

Focam-se as decisões de transporte a tomar pelas empresas: analisam-se os fatores a ter em conta na seleção de um serviço de transporte, abordam-se as decisões de seleção de rotas de veículos e planos ótimos de transporte, a determinação dos caminhos mais eficientes para efetuar uma deslocação entre dois pontos e o cálculo da capacidade máxima de um sistema de transporte.

Os problemas de localização apresentam-se como elemento estruturante da cadeia de aprovisionamento, sendo considerados vários modelos cuja motivação se encontra nas características particulares que diferentes situações podem assumir, tendo em conta: o número de localizações potenciais para os equipamentos; a forma de afetar clientes a equipamentos; a existência de restrições de capacidades associadas aos equipamentos; a existência de uma hierarquia relacionando os equipamentos a localizar; a integração da dimensão temporal na tomada de decisão; a consideração de diferentes objetivos (minimização de custos, maximização da procura satisfeita, minimização da máxima distância, por exemplo).

Índice - PDF

carrinho3