a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Ouvido, ondas e vibrações: aspectos físicos e biofísicos

Ouvido, Ondas e Vibrações

Autor: J. J. Pedroso de Lima
Língua: Português
ISBN: 972-989-26-0143-4 (IUC) / 978-989-8252-18-0 (ESTESC)
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/ Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Junho 2012
Preço: 19,08 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 408


Sinopse:

O livro “Ouvido, ondas e vibrações. Aspectos físicos e biofísicos” é uma caminhada ao longo de conhecimentos sobre sons, ondas e vibrações e, em simultâneo, uma síntese da ciência da audição, para um público provindo de áreas diversas, como biomedicina, engenharia, física, música, psicologia, etc. Tratando-se de um tema transversal a várias áreas do conhecimento, a sua integração ao nível das ciências biomédicas obriga a abordagem de temas que vão desde a anatomia à física avançada. O espantoso aproveitamento das propriedades físicas encontrado nos processos que permitem a audição, torna este sentido num dos temas mais aliciantes da biofísica sensorial, preocupada com os mecanismos de transposição dos limites do organismo vivo por energia exterior e com a recolha da informação a esta associada.

Os primeiros capítulos da obra cobrem a física das oscilações mecânicas e dos fenómenos ondulatórios, os seguintes traduzem e demonstram a aplicação destes processos no estudo da biofísica da audição e também do aparelho vestibular, com algum suporte de anatomia e fisiologia.

As vibrações acústicas internas ao ser humano e os efeitos sobre o homem do ruído, das vibrações mecânicas de baixa frequência e dos infra-sons são revistos nos dois últimos capítulos.

Sumário - PDF

carrinho3