a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Processos físicos e modelos computacionais em engenharia costeira

processosfisicos

Autor: José Simão Antunes do Carmo
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1152-5
ISBN Digital: 978-989-26-1153-2
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1153-2
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª edição
Data: Maio 2016
Preço: 23,32 €
Dimensões: 160 mm x 230 mm
N.º Páginas: 452

Sinopse:

Após identificação de diversas situações de grande vulnerabilidade e risco presentes num trecho da costa portuguesa, continua esta obra com uma abordagem de aspetos relativos à hidrodinâmica e a desenvolvimentos numéricos básicos no domínio da engenharia costeira.
Seguem-se descrições dos processos de geração das ondas no mar e das transformações que ocorrem numa onda ao propagar-se desde o largo até à costa.
São apresentadas as diferentes teorias da onda e é abordada com mais detalhe a teoria geral da onda em condições de água pouco profunda.
São abordados os processos físicos envolvidos e as metodologias comumente usadas na modelação da morfodinâmica costeira, incluindo formulações para o cálculo dos caudais sólidos transportados por arrastamento e em suspensão.
São descritos os processos costeiros básicos, com ênfase nos movimentos transversais e longitudinais que conduzem a alterações dos perfis de praia.
São afloradas metodologias simplificadas para estimar a evolução da linha de costa, avaliar o risco de erosão e elaborar mapas de vulnerabilidades.
Termina com uma breve abordagem ao planeamento e à gestão integrada da zona costeira, sendo propostas linhas de orientação tendo como pano de fundo as vulnerabilidades existentes num trecho da costa portuguesa.

carrinhodecompras