• Sugestões de Melhoria e Reclamações

Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar uma sugestão ou reclamação preencha este formulário, colocando na mensagem o serviço visado e uma descrição detalhada do assunto.
    Agradecemos a colaboração!

Universidade de Coimbra

Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

Imprensa da Universidade

Programação Linear Multiobjectivo

Autores: João Namorado Clímaco, Carlos Henggeler Antunes, Maria João Gomes Alves
Língua: Português
ISBN: 972-8704-13-5
Editora:
Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição:
Data: 2003
Preço: 18,38 euros
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 385

Sinopse
O estudo de modelos em que se consideram critérios múltiplos e conflituosos entre si é um tema de grande atualidade e importância, dado que a realidade é intrinsecamente multidimensional, sendo em muitos casos redutoras as abordagens monocritério. Esta obra faz a ponte entre o modelo de programação linear clássico (com uma única função objetivo), em que a determinação da solução ótima é uma questão meramente técnica, e os casos em que se modela explicitamente mais do que uma função objetivo, colocando assim em causa o paradigma da otimalidade. O modelo de programação linear multiobjetivo é apresentado como a extensão natural do caso monocritério, permitindo fazer o contraponto entre o carácter normativo deste e a simbiose entre aspetos quantitativos e questões de natureza subjetiva subjacente ao primeiro. Estas características assumem um papel especialmente relevante nos métodos interativos dedicados a problemas em que consideram explicitamente múltiplos, incomensuráveis e conflituosos eixos de avaliação. Na segunda parte do livro são apresentados desenvolvimentos de natureza metodológica, bem como software e aplicações nas áreas do planeamento energético e de redes de telecomunicações, decorrentes do trabalho de investigação dos autores. Este livro, escrito numa perspetiva essencialmente didática, contendo muitos problemas resolvidos e propostos, resulta da convicção dos autores da crescente importância deste tópico no ensino da investigação operacional, entendida como uma base científica para apoiar a tomada de melhores decisões, em particular em cursos de engenharia e de gestão.