Imprensa da Universidade

Quilómetros, euros e pouca terra

Quilómetros, Euros e pouca terra

Autor: Daniel Murta
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0031-4
ISBN Digital: 978-989-26-0492-3
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0492-3
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Abril 2010
Preço: 10,50 €
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 204

Sinopse:

Na economia dos transportes estudam-se os mercados, no seu desempenho em tempo, na interação com o espaço e nos reflexos externos, num contexto de possível regulação e sob o objetivo de uma mobilidade sustentável. Esta deverá ser infra-máxima, a um preço moderador do consumo.

O transporte é um importante setor e empregador. Cresce com a economia e contribui para que se cresça mais. É um elemento relevante da despesa das famílias e de Investimento.

Permite o comércio, com consequências para a organização interna, regional e mundial da produção. Altera padrões de localização de empresas, pessoas e aglomerados urbanos, bem como estilos de vida. Gera externalidades positivas, aproximando ideias e mercados, mas é também um poluidor; o congestionamento é outra externalidade a lesar desempenho, procura e custos, sempre condicionados pelo tempo.

As pessoas usam mais o automóvel. Nas mercadorias, dominam o navio e o camião.

Também se abordam os projetos de infra-estruturas e as políticas.

Sumário e Apresentação - PDF

carrinho3