Imprensa da Universidade

Química de polímeros

Autores: J. Sérgio Seixas de Melo; Maria João Moreno; Hugh D. Burrows; Maria Helena Gil (Coord.)
Língua:
ISBN: 972-8704-22-4
ISBN Digital: 978-989-26-0493-0
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0493-0
Editora:
Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: 2004
Preço: 22,00 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 665

Sinopse:

O livro "Química de Polímeros", recentemente editado pela IUC resultou de uma necessidade, há muito sentida, de apresentar, num livro de texto, o desenvolvimento que a química polimérica possui em Portugal. Este campo, ausente de livros portugueses, embora não diminuísse o reconhecimento, impacto e grande qualidade da área em Portugal, parecia não relevar a sua projeção interna (e quiçá externa). O livro, lançado por ocasião do XIX Encontro da Sociedade Portuguesa de Química, que decorreu nos passados dias 15-17 de Abril de 2004, tem, a ajuizar pela recetividade mostrada, sucesso garantido. Este livro resulta da contribuição de 68 cientistas, nas sua grande maioria portugueses, de reconhecido mérito na área. A organização do livro fica também a dever-se ao critério de seleção. Este critério, considerado inovador pelos revisores científicos da obra, resultou de uma elaborada pesquisa na plataforma "Web of knowledge" com a palavra chave "polymer". O detalhe sobre a forma e resultados obtidos pode ser encontrado no prefácio do livro. O livro, resulta das diferentes contribuições dos autores, não podendo ser literalmente considerado como um livro de texto, no sentido compendial, sobre química de polímeros. No entanto, a sua estrutura segue uma orientação lógica e objetiva de um livro de texto em química de polímeros; inicia-se com a síntese e processamento, passa pelo estudo dos fenómenos de estrutura e dinâmica, com polímeros e meios bem diversos, indo aos "novos" polímeros (condutores) e terminando nas bioaplicações. Cobre-se deste modo, o que pensamos serem as principais áreas da ciência de polímeros moderna. Para além disso, nas suas diversas contribuições, os autores fizeram questão de enquadrar o seu trabalho com uma introdução sobre o tema, o que possibilita um fácil acesso, ao mesmo tempo que proporciona as bases do tema da química de polímeros em questão. Para que o potencial leitor possa aquilatar do seu interesse por esta obra, aqui fica, em traços muito largos, o que a sua estrutura comporta nos seus diferentes capítulos (I-V). No capítulo I) faz-se uma breve introdução à química de polímeros em geral, com uma ênfase final nas suas repercussões em Portugal; o capítulo II) centra-se na síntese e processamento de polímeros, onde se abordam as poliolefinas, os poliuretanos entre muitos outros polímeros "clássicos", bem como a forma de os processar e caracterizar quanto à sua morfologia, propriedades e microestrutura; o capítulo III) dá-se ênfase à estrutura e dinâmica de polímeros, abordando-se, entre outros, os problemas de mobilidade molecular, interações do ADN com tensioativos, equilíbrio líquido-líquido de polímeros, reologia de derivados celulósicos, problemas na cristalização de polímeros, cinética de formação de excímero e transferência de energia em sistemas poliméricos seguidas por fluorescência e fotoluminescência de híbridos orgânicos/inorgânicos; o capítulo IV) é inteiramente devotado aos polímeros condutores, onde este "novo" campo de polímeros é largamente detalhado do ponto de vista de síntese, estrutura (em particular nas propriedades dos estados excitados) e aplicações; por último, o capítulo V) aborda as áreas dos biopolímeros e biomateriais onde diversas das suas aplicações como sejam as dos processos de fabricação de pasta de papel ou de hidrogéis com fins biomédicos e farmacêuticos são abordados. O resumo atrás efetuado, sobre o conteúdo da obra, é obviamente demasiado sucinto, por motivos óbvios, não traduzindo a vastidão da obra, que se desenrola por 665 páginas. Sendo um livro de muitos contribuintes (a maioria das Universidades Portuguesas encontra-se nele representada), cabe no entanto efetuar uma última menção aos coordenadores (também autores) da obra, todos da Universidade de Coimbra. Os Professores J. Sérgio Seixas de Melo, Maria João Moreno e Hugh D. Burrows do Departamento de Química e Maria Helena Gil do Departamento de Engenharia Química.

carrinho3