Imprensa da Universidade

Resumo Documental: uma incursão à (des)construção concetual na literatura científica

Resumo Documental

Autora: Maria da Graça de Melo Simões
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1034-4
ISBN Digital: 978-989-26-1035-1
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1035-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Outubro 2015
Preço: 19,08 euros
Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 234

Sinopse:

O resumo foi desde sempre um recurso documental associado à literatura científica, como atesta a revisão bibliográfica efetuada, tendo a afirmação deste tipo de literatura concorrido para a sua consolidação. Na perspetiva teórica, apresenta as caraterísticas, funções, tipologia, estrutura e a relevância que assume na divulgação, no acesso e na seleção da informação, em especial no que se refere à literatura científica depositada em bases de dados. No que respeita à perspetiva metodológica, considerada e descreve as fases da sua elaboração, os procedimentos, a linguagem e a terminologia usadas na redação. Neste processo são ainda analisadas individualmente e comparativamente as normas internacionais que orientam a sua elaboração; textos que ao mesmo tempo que atestam o seu interesse internacional e institucional, são uma garantia da sua qualidade.

carrinho3