Imprensa da Universidade

Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 194

Sinopse:

No contexto atual começam a evidenciar-se readaptações entre movimentos, contextos e modelos que conduzem a novas práticas ou a práticas reinventadas, uma espécie de metamorfose, lenta, mas acutilante, com características evolutivas e dinâmicas cujo resultado é ainda de difícil perceção e previsibilidade. O desenvolvimento profissional tem de preconizar, hoje mais do que nunca, um pensamento social crítico e coerente visando a criação e/ ou recriação de métodos de intervenção adequados aos contextos sociais, económicos, culturais e políticos onde se inscreve, bem como o desenvolvimento de práticas reflexivas que cruzem orientações analíticas e saberes profissionais.
O grande trunfo de reafirmação do Serviço Social atual radica na capacidade dos assistentes sociais para assumirem a dimensão política das respetivas práticas. A capacidade para "dizer" e para analisar/ questionar conjunturas, ponderar relações de força e de poder e identificar e interpretar as lógicas coexistentes. A presente obra pretende assim constituir-se como um mapeamento analítico de algumas das mutações em curso, em termos nacionais e internacionais, ao nível das orientações sociopolíticas e dos respetivos impactes nas práticas de Serviço Social e da sua dimensão ontológica e teórica.

carrinho3