Imprensa da Universidade

Sic itvr in vrbem: iniciação ao latim

sicitur

Autor: Carlos Alberto Louro Fonseca
Língua: Português
ISBN: 972-989-26-0509-8
ISBN Digital: 978-989-26-1162-4
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1162-4
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 8.ª
Data: Outubro 2012
Preço: 15,00 €
Dimensões: 230 mm x 160 mm
N.º Páginas: 416

Sinopse:

A necessidade de iniciar adultos no aprendizado das línguas começou nos idiomas modernos e atinge também já os antigos. Quer para uns, quer para outros, não se fez esperar o aparecimento de manuais adequados para responder a esta nova situação. Assim tem sucedido em França e em Inglaterra, com publicações para «grandes débutants», que, principalmente no domínio do grego, são por vezes uma pequena obra-prima, possível em países com uma comprovada e sempre renovada preparação didática.

É um ensaio apenas o que neste livrinho apresentamos aos estudantes maiores do nosso país, com todas as limitações de quantidade e qualidade que uma primeira tentativa implica. Todo voltado à prática imediata da língua, recorrendo à imagem como auxiliar de memória e ao exercício contínuo, ora associando dados arqueológicos, ora movendo-se no contemporâneo, pretende mais fornecer sugestões para um ensino vivo e natural do que proporcionar um método rigorosamente construído. Aos mestres caberá desenvolver, ajustar, variar. Deles se espera e deseja uma crítica que contribua para o aperfeiçoamento de uma obra que a todos possa ser útil.

Prefácio da 1.ª edição, dezembro de 1977.

Maria Helena da Rocha Pereira

carrinho3