Imprensa da Universidade

Termodinâmica e propriedades termofísicas I: termodinâmica das fases

Autores: Lélio Quaresma Lobo; Abel Gomes Martins Ferreira
Língua: Português
ISBN: 972-8704-91-7
ISBN Digital: 978-989-26-0487-9
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0487-9
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Setembro 2006
Preço: 27,00 €
Dimensões: 240 mm x 170 mm
N.º Páginas: 716

Sinopse:

Termodinâmica e propriedades termofísicas é uma obra em dois volumes onde os autores expõem e desenvolvem o curso homólogo que têm lecionado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra a alunos de Engenharia Química e especialidades afins. No volume 1 (Termodinâmica das fases), que ocupa três quartos da matéria coberta, são tratados assuntos que varrem todo o espectro do equilíbrio de fases, desde os Princípios e relações em que a termodinâmica se fundamenta até ao cálculo concreto dos equilíbrios mais relevantes no domínio das aplicações – (l+g),   (l + l) e (s+ l) – para substâncias puras e para misturas. A perspetiva é a da termodinâmica clássica. Faz-se referência a métodos experimentais e examinam-se os diagramas de equilíbrio de fases, essenciais para a compreensão qualitativa dos fenómenos no domínio da Química-Física. É dada relevância ao tratamento quantitativo por equações de estado. O volume 2 (Teoria cinética e propriedades de transporte dos gases) que complementa a exposição anterior, orienta-se para a fundamentação teórica subjacente aos métodos de estimativa das propriedades de transporte de fluidos, sobretudo no estado gasoso. Para ligação é feita referência (em Apêndice) à teoria das forças intermoleculares. Em ambos os volumes, o texto é acompanhado por numerosas ilustrações e tabelas de valores e é complementado por cerca de uma centena de exercícios de aplicação, detalhadamente resolvidos.

Índice - PDF

carrinho3