• Sugestões de Melhoria e Reclamações

Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar uma sugestão ou reclamação preencha este formulário, colocando na mensagem o serviço visado e uma descrição detalhada do assunto.
    Agradecemos a colaboração!

Universidade de Coimbra

Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

Imprensa da Universidade

História da Unificação Europeia. A Integração Comunitária (1945-2010)

Autor: António Martins da Silva
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0057-4
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Junho 2010
Preço: 13,65 euros
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 374

Sinopse

Apesar das projeções pessimistas sobre a presente crise (2010) e da ambiência nevoenta que ensombra expectativas criadas pela entrada em vigor do Tratado de Lisboa, nada disto é novo nem certamente mais grave que outras circunstâncias depressivas ou de bloqueio e de abulia na história comunitária. Mais de meio século de integração ensina-nos isto mesmo: esforços que não resultaram agora, pequenos passos cumulativos bem sucedidos mais adiante, grandes realizações à distância, numa trama complexa onde tudo se combina, articula e transborda num crescendo dinâmico que configura este original modus faciendi das relações internacionais, inventor da Europa hodierna. A história da construção europeia mostra-nos que não existiram retrocessos até hoje; nem é credível que possam ocorrer em aspetos importantes no progresso da unidade e da integração já realizados, tendo em conta o modo como os interesses de todos são entretecidos na dinâmica do conjunto. Respostas assertivas serão encontradas.

Sumário - PDF