Imprensa da Universidade

Esterilidade e procriação medicamente assistida

Esterilidade e Procriação Medicamente Assistida

Autoras: Teresa Almeida Santos; Mariana Moura Ramos
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0027-7
ISBN Digital: 978-989-26-0383-4
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0383-4
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Novembro 2010
Preço: 8,40 €
Dimensões: 170 mm x 120 mm
N.º Páginas: 138

Sinopse:

Esterilidade e Procriação Medicamente Assistida é um texto de leitura rápida que pretende alertar para a importância da esterilidade nos dias de hoje, nomeadamente o impacto a nível social e demográfico.

As principais causas de esterilidade, o seu diagnóstico e eventual tratamento são descritos numa linguagem acessível. A investigação de um casal estéril é abordada de forma simples, que permite ao leitor compreender a importância dos múltiplos exames propostos segundo uma lógica de agressividade progressiva.

As diferentes técnicas de PMA são explanadas de forma sucinta e objetiva, realçando aquilo que as diferencia, quer ao nível da intervenção médica quer ao nível do processamento laboratorial. O recurso a gâmetas de dadores, a possibilidade de utilização de mães-hospedeiras e o diagnóstico genético pré-implantação são considerados à luz da legislação atual. As implicações psicológicas da esterilidade e do seu tratamento são abordadas em dois capítulos.

As estratégias de preservação da fertilidade, nomeadamente em doentes oncológicos, e o futuro das técnicas de PMA são também objeto de reflexão.

Índice - PDF

carrinho3