Imprensa da Universidade

Dimensões: 170 mm x 120 mm
N.º Páginas: 128

Sinopse

A saúde mental e as doenças mentais suscitam o interesse público por motivos variados. O apelo do bem-estar, ou a complexidade da experiência humana, promovem o interesse pela vida mental e suas turbulências. A primeira parte do texto contempla algumas questões controversas e inclui aspetos relacionados com a desestabilização da saúde mental. O cérebro e a mente, o diagnóstico e classificação das doenças mentais, os conceitos de vulnerabilidade e resiliência, são objeto de atenção particular. A segunda parte do texto valoriza o conceito de saúde mental positiva e tenta identificar alguns dos seus determinantes, individuais e sociais. Oscilando entre uma perspetiva individualista e uma orientação mais contextual, esta segunda parte opera um movimento do negativo para o positivo, privilegiando uma perspetiva de saúde pública aplicada à saúde mental. O epílogo ensaia uma síntese sobre o que parece ser mais importante, em termos de prevenção e promoção de uma saúde mental para todos.

Sumário - PDF

carrinho3