Imprensa da Universidade

A poesia de Martim de Castro do Rio (c. 1548-1613)

martim

Autor: Mafalda Ferin Cunha
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0085-7
ISBN Digital: 978-989-26-0326-1
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0326-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Dezembro 2011
Preço: 10,60 €
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 243

Sinopse:

A Poesia de Martim de Castro do Rio (1548-1613) pretende reunir, num só volume, a obra poética deste autor português que, ao longo dos séculos, andou dispersa em vários manuscritos e atribuída a outros poetas. A partir da análise e da comparação de vários testemunhos e suas atribuições, bem como de algumas peças de poetas contemporâneos de Castro do Rio (e mesmo da geração anterior, como Camões - recorde-se que alguns camonistas editaram sonetos de Castro do Rio entre as obras literárias do "Príncipe dos Poetas"), procurou-se determinar o mais exatamente possível o cânone da obra deste autor. Nalguns casos foi possível provar a autoria de Castro do Rio; noutros casos ela manteve-se como uma hipótese mais ou menos credível. De cada poema foi transcrita uma lição, apontando-se as variantes mais significativas.
Martim de Castro do Rio, herdeiro de uma fortuna de origem cristã-nova e membro da comitiva que acompanhou D. Sebastião a Alcácer-Quibir, redigiu poesia religiosa e profana. Procedeu-se a um breve estudo de uma e de outra, concluindo-se que, enquanto a primeira segue de perto as normas, a segunda constitui um discurso intimista e sóbrio, mais perto da experiência de vida do autor.

carrinho3